Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Meu querido Maracanaú”

Barros Alves é jornalista e poeta

“Roberto Pessoa tem conseguido desempenhar com maestria as responsabilidades prefeitorais que lhe foram confiadas pelo povo maracanauense em três mandatos”, aponta o jornalista e poeta Barros Alves. Confira:

Meu querido Maracanaú, o município. Minha querida Maracanaú, a cidade. Maracanaú  completou anteontem, 6 de março, 41 anos de profícua existência. Maracanaú querido meu, e de Almir Dutra, já na outra dimensão; de Júlio César,  de Vianinha, de Dr. Dionísio, de Firmo Camurça, de Roberto Pessoa e de uma centena de lideranças que lutaram denodadamente para conseguir a emancipação político-administrativa do distrito que pertencia a Maranguape.  Citei o nome de líderes que exerceram o cargo de  prefeito, mas não se pode olvidar personalidades pioneiras como o comerciante Paulo Alexandre, o poeta  Allan Kardec, o empresário Edinaldo Menezes de Freitas,  entre muitos outros, que têm seus nomes inscritos indelevelmente no panteão dos que lutaram no processo de emancipação de Maracanaú.

No dia 6, data maior do Município, o deputado Júlio César, o filho, foi à tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará para relembrar o processo emancipatório, no qual o pai dele foi um dos protagonistas; rememorou as conquistas  ao longo dos 41 anos. Com efeito, Júlio César, o pai, que exerceu os cargos de vereador, prefeito e deputado, foi o pacificador do município,  que nos anos iniciais pós-emancipação sofreu grandes convulsões, com o assassinato do primeiro mandatário, Almir Dutra; o afastamento do vice que o sucedeu; a intervenção que não deu certo; um prefeito tampão, o vereador Anastácio Soares Lima, com mandato de poucos meses; um  processo tenso de sucessão. Ou seja, nos primeiros quatro anos, Maracanaú teve quatro administradores. Júlio César eleito, assumiu o comando do município em um momento de grandes dúvidas. Governou como um magistrado.

O fato é que daqueles anos iniciais a esta parte, Maracanaú recebeu um impulso extraordinário em termos de desenvolvimento sócio-econômico e cultural. Tive oportunidade de dar modesta contribuição no processo de emancipação e, posteriormente, servindo às administrações de Júlio César, pai; e de Dionísio Lapa, nas áreas de Comunicação e de Cultura. Por agora e sempre, tenho compromisso com o povo de Maracanaú, em especial do pujante Distrito de Pajuçara, que generosamente me fez vereador ainda antes da emancipação, com assento na Câmara Municipal de Maranguape. Minha também querida Maranguape, que me concedeu a Cidadania Honorária. São honras que me fazem um devedor permanente.

Atualmente Maracanaú é administrado pelo empresário e respeitável líder politico Roberto Pessoa, cujo trabalho em favor do nosso povo tem ultrapassado todas as expectativas. Dotado de larga experiência como gestor, reconhecido pelo descortino político e pela capacidade de articulação e aglutinação dos contrários, Roberto Pessoa tem conseguido desempenhar com maestria as responsabilidades prefeitorais que lhe foram confiadas pelo povo maracanauense em três mandatos. Ex-deputado estadual, ex-deputado federal e líder partidário respeitado  no Ceará e nos cenários de poder em Brasília, Roberto Pessoa, pelo trabalho indormido e pela dedicação plena ao serviço do povo, assegura já agora e na posteridade  a posição inconteste de benfeitor do povo maracanauense.

Barros Alves é jornalista e poeta

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Respostas de 3

  1. Barros Alves,
    Parabéns!
    Que texto vivo, com nuances em personagens marcantes na vida madura da linda cidade de Maracanaú!

  2. Parabéns, texto mais que nota mil! Vivas a Maracanaú e aos que por ela lutam.

  3. Parabéns ao meu amigo e irmão, o comentarista político Barros Alves, por seu belíssimo artigo de teor bibliográfico de si mesmo. Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB

Mais Notícias