O ex-governador Camuilo Santana é o ministro mais popular do governo Lula nas redes sociais. Isso, segundo levantamento realizado pela consultoria Bites. Anteriormente, esse título pertencia a Flávio Dino, que agora éministro do Supremo Tribunal Federal. Camilo responde pela pasta da Educação.
O levantamento foi realizado a pedido do jornal O Globo.
A a Bites desenvolveu um indicador de tração para avaliar a capacidade de gerar discussões e influência no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e TikTok, considerando interações e cenários específicos. Camilo representou 12,7% da tração nas redes sociais entre os 38 ministros do governo nos primeiros dois meses do ano.
A posição de Camilo, em pasta estratégias, repercute entre simpatizantes do governo federal. Camilo é visto como uma das opções, ao lado de Haddad (Fazneda), que Lula tem para a disputa de 2026. Mas isso se o presidente não quiser postular a reeleição.
Confira o ranking:
1️⃣ Camilo Santana (Educação) – 12,73%
2️⃣ Silvio Almeida (Direitos Humanos) – 9,14%
3️⃣ Geraldo Alckmin ( Desenvolvimento, Indústria e Comércio) – 8,94%
4️⃣ Paulo Pimenta (Comunicação Social) – 8,45%
5️⃣ Sonia Guajajara (Povos Indígenas) – 5,17%
DETALHE – Nenhum ministro conseguiram, até agora, ocupar completamente o espaço deixado por Dino nas redes sociais. Mesmo fora do gestão, Dino gerou um engajamento superior a todos os outros ministros, alcançando 18,8% no início deste ano.