Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entidade denuncia situação de abandono do Arquivo Público do Ceará

Fachada do Arquivo Público do Ceará, no Centro de Fortaleza. Foto: Arquivo
A situação vextória em que se encontrao Arquivo Público do Estado do Ceará é denunciada, em nota, pelo presidente da Associação Nacional de História, regional do Ceará, Tito Barros Leal. Ele pede providências da Secretaria da Cultura do Estado para oquadro deabandono em que se encontra o equipamneto.
Confira:
A Associação Nacional de História – Secção Ceará (ANPUH-CE) convoca todos os historiadores e todas as historiadoras associados/as ou não a se mobilizar em defesa das fontes históricas, sob guarda do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC).
Não é de hoje que a situação do APEC merece atenção e cuidado, mas desde que a atual gestão da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT) assumiu, os problemas no equipamento só crescem, nomeadamente no que concerne à guarda e documental.
Em que pese a formação em Museologia e Arquivologia e as relações com Arte e Patrimônio e com Ciência da Informação anotadas no Currículo da Sra. Janaína Ilara Ferreira Conceição, atual Diretora do APEC, o que se tem verificado é verdadeiro desmonte do Arquivo, inclusive com a implementação de uma política de devolução dos documentos cartoriais ali resguardados, para seus cartórios de origem. A medida, além de ter sido tomada à revelia da sociedade cearense, ainda promove a privatização de fontes e dificulta a pesquisa histórico-historiográfica.
Não podemos ficar em silêncio face ao desmonte que vem ocorrendo no APEC. Há quase dois meses, precisamente no dia 18 de janeiro de 2024, a ANPUH-CE escreveu para a SECULT em busca de agenda com a Sra. Secretária Luísa Cela para tratar do tema e, inclusive, se colocar como parceira na busca por soluções para o APEC; não tivemos retorno. Em 11 de fevereiro de 2024 reforçamos o contato e, em 16 de fevereiro de 2024 recebemos a confirmação de recebimento do ofício, juntamente com a lacunar resposta de que “em breve” entrariam em contato com uma data. Infelizmente seguimos sem qualquer previsão de disponibilidade de agenda da secretária de cultura até o presente momento.
Descaso para com história do Ceará? Dessaber sobre a ANPUH-CE? Simples falta de interesse no tema? Não sabemos o que tem movido o silêncio e a recusa da SECULT em ouvir a ANPUH-CE, mas temos certeza de que a História e o trabalhos dos/as historiadores/as do estado correm perigo.
Por isso a ANPUH-CE vem, por meio desta, convocar os/as colegas historiadores/as atuantes em todas as frentes do nosso ofício (órgãos públicos, Universidades, Escolas…) a somar forças conosco e tomar posição firme na luta em defesa do APEC, das nossas fontes e da nossa ciência e da própria História do Ceará.
Busquemos lançar luzes sobre o que está em curso. Lutemos por espaços na mídia. Façamos com a direção da APEC e a SECULT nos ouçam e evitemos o desmonte do Arquivo Público e a privatização das fontes históricas do estado.
Precisamos trabalhar em consonância para estancar da sangria da documentação em curso e reverter o desmonte do APEC. Vamos nos unir, portanto, em torno de mais esse combate pela História.
*Tito Barros Leal
Presidente da Associação Nacional de História – Secção Ceará.
COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias