Uma cena marcou banhistas que estavam na Praia de Aquiraz, em frente ao Complexo Turístico Beach Park, no último domingo: o nascimento de 176 tartarugas marinhas e sua jornada até o mar. O acontecimento foi possível graças ao trabalho de uma equipe de profissionais que localizou a desova, protegeu o ninho e auxiliou os pequenos animais no deslocamento.
Das 176 tartarugas, 136 pertencem à espécie Pente, comum na região, e 40 à espécie Oliva, considerada rara.
Os ninhos estavam sendo monitorados pela ONG Apremace (Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz), com o apoio da equipe de Gestão Ambiental do Beach Park, que auxilia na identificação, isolamento e monitoramento desses ninhos e é apoiadora do Projeto Amigos do Mar que faz esse monitoramento das tartarugas pela ONG.
O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, e o secretário de Meio Ambiente de Aquiraz, Humberto Bezerra, entre outras autoridades, estiveram presentes para apoiar a iniciativa. Com a assistência de Bombeiros Civis e do Demutran, os profissionais abriram um caminho na areia para que as tartarugas pudessem seguir até o mar, garantindo um momento seguro e natural para os animais.
Ninhos
Atualmente, 80 ninhos de tartarugas marinhas estão sendo monitorados em todo o litoral de Aquiraz.
Acredita-se que a maioria seja de tartaruga-de-pente, considerada a “mais tropical de todas as tartarugas”.
Esse animal está distribuído entre os mares tropicais e, por vezes, subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
É uma espécie criticamente em perigo, de acordo com a classificação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), podendo alcançar até 110 cm de tamanho e 86kg.