Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Voracidade do PT ameaça MDB de extinção no Ceará”

Nicolau Araújo é jornalista

“E é justamente o Senado o centro na nova guerra fria no Ceará entre petistas e emedebistas, por conta das pré-candidaturas José Guimarães e Eunício Oliveira, respectivamente”, aponta o jornalista Nicolau Araújo. Confira:

O desafio é de emedebistas: apontar um município cearense em que o MDB disputará a prefeitura com o PT na vice. Incontáveis são os municípios em que a proposta do PT do Ceará é ter o MDB na vice. Poucos são os que acenam a essa realidade. A maioria terá o MDB de um lado e o PT do outro, adversários.

Aliado de primeira hora nos dois governos Lula, quando contou com ministérios, incluindo Eunício Oliveira nas Comunicações, além de apoio incondicional no Congresso Nacional, a parceria PT/PMDB avançou nos governos Dilma Rousseff, diante da presença do vice-presidente Michel Temer.

Como em um casamento de interesses, a relação entre os dois partidos apontava fidelidade, mas com uma constante desconfiança de traição. (…) Até o impeachment da presidente Dilma.

Desde então, o divórcio se estendeu aos estados e aos municípios em todo o país.

No Ceará, o emedebista Eunício Oliveira travou disputa ferrenha com o petista Camilo Santana, em 2014. Quatro anos depois, Camilo se reelegeu com o MDB no apoio informal. A avassaladora vitória do PT ao Palácio da Abolição, com quase 80% dos votos no primeiro turno, não se traduziu na inesperada derrota de Eunício Oliveira em voltar ao Senado, ao perder a disputa para Eduardo Girão, então PROS, por uma diferença de menos de 12 mil votos, diante de um universo de 2,6 milhões de votos das duas candidaturas. Anos depois, a revelação do pedetista Ciro Gomes do seu voto na dobradinha Cid Gomes/Eduardo Girão, em 2018, haveria de explicar alguns questionamentos.

E é justamente o Senado o centro na nova guerra fria no Ceará entre petistas e emedebistas, por conta das pré-candidaturas José Guimarães e Eunício Oliveira, respectivamente.

Indiferente a uma reaproximação de Lula do MDB, após apoio de Simone Tebet no segundo turno entre o presidente eleito e o ex-presidente Bolsonaro, petistas e emedebistas cearenses levaram a disputa ao tabuleiro de xadrez pela segunda vaga do Ceará ao Senado, quando não ousam testar a blindagem à reeleição de Cid Gomes. Blindagem, essa, do próprio PT e do total interesse do PSB nacional.

Enquanto isso, há de se alertar o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), diante do risco de extinção do MDB no bioma político do Ceará…

Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias