O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou nesta quarta-feira (15) o desmatamento que ocorria na área de preservação ambiental, no bairro Serrinha, nas proximidades do Aeroporto de Fortaleza. O desmatamento tinha como objetivo a realização do Fortal, micareta fora de época, previsto para o penúltimo fim de semana de julho.
O vereador Gabriel Aguiar (PSOL) e a deputada estadual Larissa Gaspar (PT) haviam denunciado o desmatamento como área de Mata Atlântica. Os organizadores do Fortal alegam que o desmatamento acontece sobre vegetação silvestre (mato) e vegetação invasora ao meio ambiente local.
“O nosso meio ambiente não pode ficar refém dos interesses privados”, comentou a parlamentar do PT.
“Nada está determinado e esta causa não está ganha. A gente precisa duplicar o engajamento, o reforço para essa luta. Nós só poderemos descansar quanto tivermos a certeza que o Fortal não será realizado nesta gigantesca floresta”, ressaltou o vereador do PSOL.
A Fraport Brasil, que está à frente da organização do Fortal, afirmou em nota que todas as normas e legislações ambientais estariam sendo cumpridas.