Escrever sobre quem admiramos é um gesto, acima de tudo, muito generoso. A professora Najila Cabral dedicou três anos a eternizar a história de um professor e pesquisador que, certamente, marcou a vida de muitos que cruzaram o seu caminho.
Uma biografia emociona não somente o agraciado, mas todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte daquela história de vida. A ex-aluna e hoje pesquisadora na área da educação ambiental, Nájila Cabral, lança um livro em homenagem à história de mais de quarenta anos de magistério do professor Artur Bruno. A obra destaca também sua luta pela defesa do meio ambiente e dos direitos humanos, principalmente os da juventude.
Com texto de apresentação do ministro da educação, Camilo Santana, e prefácio de autoria do governador Elmano de Freitas, o livro “Artur Bruno – Caminhos de Educação e Meio Ambiente no Ceará” será lançado no próximo dia 07 de junho (sexta-feira), às 19h, no Teatro Nadir Saboya, do Farias Brito.
“Escrever sobre o Professor Artur Bruno me faz lembrar o tempo de adolescência, em que tive o privilégio de tê-lo como professor de História no Colégio Cearense Sagrado Coração. Trinta anos depois, reencontrei-o, em 2015, à frente da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará. Só em 2020, tomei coragem de perguntar-lhe se me permitiria escrever um livro sobre a sua vida. O livro mostra a contribuição desse cearense que ousou, ainda na década de 1980, colocar em prática a dinâmica “jovem ensina jovens”, emociona-se Nájila Cabral, autora da obra.
A autora Nájila Cabral é arquiteta e urbanista, pós-doutora em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de São Carlos, e professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, há mais de trinta anos. Pesquisadora agraciada com o prêmio Mulheres na Ciência, do IFCE, além de autora de cinco livros e co-autora de dez obras. Atualmente também é coordenadora do Projeto Estratégias de Gestão e Manejo dos Resíduos Sólidos para o Estado do Ceará – EGEMARES, no âmbito do Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente, da SEMA.
Artur Bruno é cearense, tem 64 anos e uma notável contribuição na área ambiental. Pedagogo e historiador, Artur Bruno foi vereador de Fortaleza e deputado estadual, tendo ocupado o cargo de Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, nos seis primeiros meses do governo de Cid Gomes (2007). Foi ainda deputado federal (2011-2015), licenciando-se do mandato para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ceará, em 2015. É membro efetivo da Academia Fortalezense de Letras, tendo publicado mais de dez livros e sócio do Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico. Casado há 35 anos com Natércia Rios, pai de Mayara (35 anos) e Marina (33 anos) e avô de Iago (7 anos) e Liz (2 anos).
“É uma honra ter a minha história contada com os avanços da educação e meio ambiente do estado. O prazer é maior pelo livro ser escrito por uma querida amiga, ex-aluna e uma militante da área ambiental, Nájila Cabral. Camilo Santana e Elmano de Freitas, que escreveram a apresentação e o prefácio, respectivamente, são dois amigos que tive o privilégio de ser secretário. Melhor ainda saber que estaremos colaborando com a campanha do Ceará Sem Fome, com a aquisição dos livros”, explica Artur Bruno.
Toda a renda arrecadada com a aquisição da obra será em benefício da campanha Ceará Sem Fome.
Para mais informações sobre o lançamento da obra, entre em contato pelo Whatsapp (85) 98842-2645 (Dilma Pinheiro).
LANÇAMENTO DA OBRA “O TRABALHO DAS RUÍNAS” NO ESQUINA BRASIL
A primeira expedição nacional feita pela Comissão Científica do Império, que realizou rotas pelo Ceará entre 1859 e 1861, é tema do livro “O Trabalho das Ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”, organizado por Clara Bastos, Érico Araújo Lima, Yuri Firmeza e Leonardo Mouramateus.
A obra foi contemplada pelo edital Rumos do Itaú Cultural (2015-2016) e estabelece uma relação com a expedição realizada no século XIX, que tinha seções de Botânica, Zoologia, Geologia, Astronomia e Etnografia e que traçou vários ziguezagues pelo interior do Estado, para inventariar extensos materiais da fauna, da flora, das paisagens e dos costumes da região.
A publicação terá lançamento amanhã, dia 20 de maio, às 19h, no Esquina Brasil, com distribuição gratuita de 150 exemplares e realização de um bate-papo com os organizadores da obra, mediado por Priscila Smiths, produtora do evento.
Dia 20 de maio (segunda-feira), às 19h, no Esquina Brasil (Av. Antônio Sales, 3177, Dionísio Torres, Fortaleza/CE). Casa aberta a partir das 17h. Informações: (85) 3198-3643. Instagram: @esquinabrasilfortaleza
HORTÊNCIA SIEBRA LANÇA O SEU MAIS NOVO LIVRO DE CONTOS, EM FORTALEZA
A itapipoquense, Hortência Siebra, lança, na Biblioteca Pública do Ceará, a BECE, seu mais novo livro de contos, “No sexto dia”. A obra convida o leitor a experienciar as infinitas formas de ser e estar no mundo. A obra da autora se insere em uma longa corrente que vem desde a Literatura Antiga: representar o homem, recriando-o em suas relações com os outros homens e com seus próprios destinos. “Não importa quanto tempo passe, quanto a sociedade mude, há algo primitivo que sempre unirá essas experiências, afinal elas advêm do caráter singular que existe dentro de nós”, explica Hortência Siebra.
O lançamento acontece no auditório da BECE, na próxima quinta-feira, a partir das 18h, e terá a mediação de Raymundo Netto, jornalista, escritor, editor e produtor cultural.
Dentre outras premiações, a autora já foi contemplada com o Prêmio de Literatura Unifor pela crônica “O dourado é furta-cor” (2019) e também autora dos livros: À margem do Impossível (2021), de poesia, pela Ases da Literatura; No sexto dia (2022), de contos, pela editora Urutau; e O inverno à tarde (2023), de poesia, pela Caravana Grupo Editorial. Atualmente faz parte da equipe de poetas do portal “Fazia Poesia” e é uma das colaboradoras mensais da revista Mormaço.