“O Gigante do Mata Galinha: 50 anos de Histórias do Castelão” foi indicado ao prêmio de melhor documentário no Festival de Curtas Flávio Migliaccio. O certame envolve 105 obras inscritas de todo o país. A produção é do Núcleo de Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará, tendo na equipe Roberto Leite e Rosane Gurgel e direção da própria Rosane Gurgel.
“Somos um dos filmes finalistas na categoria documentário e o único filme cearense na listagem dos 12 filmes premiados (ficção e documentário). No Ceará, há muitos profissionais e produções competentes para participar de qualquer festival de cinema nacional e internacional e o Núcleo Audiovisual da Casa Civil está incluso nessas produções”, destaca Rosane.
Esta é a segunda indicação do documentário a uma premiação de cinema. A primeira vez foi quando foi selecionada para o Brazil New Visions Film Festival, festival de cinema para produções nacionais e internacionais. A produção foi lançada em 2023, por conta dos 50 anos da Arena Castelão, em novembro, e exibida em TV aberta e nas redes sociais do Governo do Ceará.
“Esta indicação a melhor documentário mostra que o trabalho de construção do documentário foi muito competente”, destaca o gestor de conteúdo da Coordenadoria de Comunicação da Casa Civil do Governo e produtor de “O Gigante do Mata Galinha”, Roberto Leite.
Sob a curadoria do cineasta e produtor Paulinho Sacramento, o prêmio, que será entregue no Rio de Janeiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), nos dias 24 e 25 de agosto, homenageará o ator do cinema brasileiro, Othon Bastos. Serão seis filmes concorrentes nas categorias Ficção e Documentário.
SERVIÇO
*Com duração de 21 minutos, o documentário está disponível gratuitamente no YouTube do Governo do Ceará. Veja o filme na íntegra aqui