Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Observatório da Indústria da FIEC apresenta estudo da economia no Brasil e no Ceará em 2024

Observatório da Indústria apresenta análise da conjuntura econômica brasileira no primeiro trimestre de 2024

Mercado de trabalho, taxas de juros e exportações e perspectivas para os próximos meses foram apresentados em um estudo do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), nessa quarta-feira (29), diante de uma análise da conjuntura econômica brasileira no primeiro trimestre de 2024, com dados relativos à atividade industrial no país e no Estado.

Com apresentação comandada pelo Gerente do Observatório da Indústria e Economista-chefe da FIEC, Guilherme Muchale; pelo Assessor Econômico da FIEC, Lauro Chaves Neto; e pelo Especialista em Inteligência Competitiva do Observatório, David Guimarães, o estudo apontou cenário positivo para a economia cearense, marcado pela recuperação da indústria e pelo aumento dos empregos formais.

De acordo com Muchale, a indústria evoluiu de forma positiva no primeiro trimestre, com destaque para os setores de confecções (alta de 27,5%), couro e calçados (19,5%) e bebidas (14,9%).

O Ceará, com crescimento de 5,4% da atividade econômica no acumulado deste ano, teve o avanço impulsionado pela redução da taxa de juros, pela alta dos empregos formais e pela queda da inadimplência entre os consumidores.

“De maneira geral, o comportamento da economia no Ceará tem sido mais positivo do que no Nordeste e no Brasil, puxado pela recuperação do mercado formal de emprego e da produção industrial. Diversos segmentos industriais tiveram resultados positivos e crescimento acima da média nacional em 2024”, comentou o Gerente do Observatório da Indústria.

“O Observatório trabalha naquilo que é mais importante, que é transformar dados em informação. Existem números em muitos lugares, mas com inteligência e ciência de dados, temos contribuído com o setor produtivo, a academia e o setor público. Tudo isso tem sido usado para aumentar a competitividade da economia cearense em todos os setores”, apontou o economista Lauro Chaves.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias