“Ô, André… ô, André! Pé no chão! Tu vai pro segundo turno. Se for o caso de dar mais uma passada aí…”.
A mensagem pelo Whatsapp é do ex-presidente Jair Bolsonaro, nessa terça-feira (16), para o pré-candidato do PL à Prefeitura de Fortaleza, André Fernandes.
A promessa de Bolsonaro de marcar presença na campanha de André Fernandes, quando então homologada na convenção partidária, e o prognóstico de segundo turno foram destacados pelo pré-candidato do PL, nesta quarta-feira (17), durante encontro com lideranças e apoiadores da pré-campanha.
“Aí, ele, ‘se for o caso dou uma (passada)’… É muito humilde o cara dizer ‘se precisar eu dou uma passada’. É claro que ele precisa (dar uma passada)! Claro!”, comentou aos risos André Fernandes.
O prognóstico do ex-presidente Jair Bolsonaro tem como base o maior crescimento nas pesquisas eleitorais de André Fernandes, ao Paço Municipal, neste ano eleitoral, entre seis pontos a vinte e um pontos percentuais, de acordo com dados de três institutos.
Evandro Leitão, do PT, tem o segundo maior crescimento, no mesmo período e nos mesmos institutos, entre três pontos e doze pontos percentuais, enquanto o prefeito Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil) apresentam quedas. Sarto caiu entre quatro pontos e cinco pontos percentuais. E Wagner apresentou queda entre cinco pontos e dezesseis pontos percentuais.
Gleisi Hoffmann tem mesma visão
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também acredita em um segundo turno em Fortaleza entre os projetos da esquerda e da direita, diante da polarização entre o PT e o PL na eleição à Presidência da República, em 2022.
“São dois campos políticos em disputa pelo projeto do país. Nos municípios maiores, onde se tem uma disputa mais acirrada, é possível que isso se verifique”, disse a presidente nacional do PT, na última sexta-feira (12), em coletiva à imprensa cearense.