O ex-diretor e corregedor da OAB/CE, Fábio Timbó, passou a cobrar em suas redes sociais uma postura advocacia da OAB/CE, ao invés de ações políticas “que em nada traduzem o sentimento de advogados e advogadas”.
Para Timbó, já há algum tempo a categoria não tem encontrado o apoio necessário, quando direitos são cerceados nos mais diversos campos de atuação de advogados e advogadas.
Segundo ainda Fábio Timbó, às vésperas da eleição para a escolha da nova direção da OAB/CE, ao invés de discursos e debates sobre interesses de uma categoria que tem perdido prestígio e o respeito devido nos últimos anos, eis advogados e advogadas sendo surpreendidos por estratégias empregadas no campo dos políticos, como a sede antiga da OAB/CE, que passou a ser lembrada somente após seis anos de total abandono.
“Há quase seis anos foi inaugurada a nova sede da OAB/CE, realizando um sonho para advocacia cearense e reafirmando a opulência de uma instituição que é Casa da Advocacia e da Cidadania. Participei, ativamente, dessa construção, não apenas de tijolo por tijolo, mas no trabalho diário pela valorização do advogado e na defesa da efetiva democracia. (…) Avizinhando-se as eleições da OAB/CE, eis que nos deparamos com uma repentina destinação colimada para o local”, comentou Fábio Timbó, ao pedir esclarecimentos, em nome da advocacia cearense, “o porquê da permanência da sede antiga fechada durante um considerável tempo – sem manutenção ou com manutenção e dispêndios financeiros e logísticos – e a apenas agora, ser palco para possíveis implementações de serviços/operações naquela estrutura física”.