O Sindicato dos Policiais Penasi do Estado do Ceará (SINDPPEN-CE) relatando tentativa de fuga em massa numa Unidade Prisioal – UP-2, situada em Itaitinga (RMF). Policiais foram feitos reféns e houve tiroteio;
Confira:
A diretoria do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce) foi acionada pela categoria na noite deste sábado (3) e se deslocou para o Complexo 2 de Itaitinga, UP 2, onde três policiais penais foram feitos como reféns durante emboscada e fuga de detentos.
Segundo a diretoria apurou, por volta de 19h20min, vários internos da Ala D realizaram uma emboscada, rendendo um dos policiais. O fato ocorreu durante o fechamento da ala.
Ao realizar o seu trabalho, o policial penal foi golpeado com um “Mata Leão” e a utilização de arma improvisada “Cossoco”.
Na ocasião, só havia um policial realizando a “tranca” de internos no piso superior, situação ocasionada pelo baixo efetivo que é continuadamente denunciado pela entidade sindical.
A situação contrária à normativa 03/2020 que regulamenta os procedimentos de segurança. O policial, em seguida, foi algemado.
Ainda segundo a apuração do sindicato junto à categoria, foi observado que, além dos cossocos, havia uma pistola e algemas em posse dos internos.
O policial foi amordaçado e mais de 20 (vinte) presos desceram do andar superior, rendendo, com armas direcionadas às cabeças, mais dois policiais.
Com a rendição dos policiais, foram furtados, armas e coletes, além das chaves da unidade. Com os três policiais sendo usados como escudos, os presos prosseguiram com o objetivo de fuga da unidade.
Ao subirem o muro, foram avistados por um policial que realizava a vigilância da muralha e houve troca de tiros. A ação dos policiais evitou uma fuga maior de presos.
Os policiais foram soltos e, em seguida, os demais policiais penais da unidade e com o apoio de outros policiais penais do Sistema retomaram o controle da unidade e foram indicadas as buscas que seguiram durante a noite. De imediato, alguns internos foram recapturados.
A diretoria do Sindppen-Ce, assim como sua assessoria jurídica, que esteve no local, acompanhou a situação dos policiais e verificou que estes tiveram lesões e escoriações, além do dano psicológico. Após procedimentos locais, eles foram levados para o hospital.
Durante gravação de um vídeo da presidente da entidade, na parte externa da UP2, foi notada a ocorrência de fogo na área externa da entidade, na mata próxima, mas não houve dano à unidade prisional.
A diretoria do sindicato volta a denunciar a situação do baixo efetivo que fragiliza a segurança nas unidades e também as condições de trabalho dos policiais penais. Cobramos mudanças na gestão de pessoas da Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará e mau gerenciamento das extras nas unidades.
*Sindppen-Ceará.
Outro lado
O secretário da Administração Penal e Ressocialização (SAP), Mauro Albuquerque, confirmou, em vídeol, o fato registado no sábado à noite na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), em Itairtiga (RMF). Informou que nenhum preso fugiu: “Foi uma tentativa de fuga, 22 internos, os policiais colocaram eles ‘pra correr de volta’”, disse.
Segundo ele, um presidiário também foi baleado e está no hospital, mas não corre risco de morrer. Ele parabenizou a equipe que evitou a fuga em massa.
Uma resposta
Lamentável, a situação de segurança em nossos Presídios!