O Instituto Carta Magna da Umbanda do Estado do Ceara vai realizar, na próxima quarta-feira, 15, em Fortaleza, uma horas, caminhada em alusão ao “Dia Nacional da Umbanda”.
Será a Caminhada contra a Intolerância e o Racismo Religioso, que terfá início a partir das 14 horas, com saída da Praça dos Leões. Percorrerá as principais vias do Centro e encerra no Parque Cidade da Criança.
Ali, ocorrerá ato iniciando com falas do do povo de terreiro, apresentações culturais, e uma gira (ritual religioso) de caboclo que deverá se encerrar as 18h30.
História
A Umbanda completa 115 anos nesta quarta-feira (15). Reconhecida como um povo e assim (Fundada) em 1908, a religião foi reconhecida como afro-brasileira e encanta aqueles que cultuam as entidades.
O Dia Nacional da Umbanda é comemorado em 15 de novembro, mesma data de sua fundação/reconhecimento. O povo de terreiro de Fortaleza existe desde os seus primeiros habitantes, pois o culto umbanda é uma miscigenação de escravos africanos, índios brasileiros, caboclos, sertanejos, pescadores e até estrangeiros que vieram de outros países como os turcos; também lembrando que os cultos foram se fundindo com o catolicismo, espiritismo e assim crescendo com vários tipos de raças e etnias diferentes.