Até a quarta-feira (25), Fortaleza terá a divulgação de três pesquisas de intenções de voto que poderão redefinir estratégias das candidaturas que se mantiveram nas cinco primeiras posições, desde junho, quando ainda na pré-campanha.
Na terça-feira (24), a AtlasIntel abre a nova série, seguida pela Datafolha, na quarta-feira (25), e pela Quaest, na quinta-feira (26).
A expectativa é com relação à candidatura de Capitão Wagner (UB), que abandonou a estratégia de “bom moço” para promover ataques sistemáticos contra André Fernandes, nos últimos 10 dias, quando o candidato do PL passou a liderar os índices de algumas pesquisas, enquanto Wagner despencou para a terceira colocação, mas ainda em empate técnico com Evandro Leitão (PT) pela segunda posição.
Outro índice aguardado é o do candidato do PDT, Sarto, que concorre à reeleição ao cargo de prefeito. Se não houver nenhum sinalização de reação dos últimos números em queda, o atual gestor de Fortaleza poderá, de fato, estar fora do páreo de um segundo turno, de acordo com os dados a serem apresentados.
Contaminação
Na última quinta-feira (19), após seis institutos apontarem a queda de Sarto, sendo três com o prefeito longe da liderança, mesmo com a margem de erro, um sétimo instituto, Ideia, devolveu o candidato do PDT ao páreo, inclusive na segunda posição e com empate técnico pela liderança. No entanto, a pesquisa apresenta “contaminação”, diante do recebimento de R$ 764 mil por parte do instituto Ideia, com origem do fundo eleitoral da campanha do próprio Sarto.