O Movimento Em Defesa do Hospital Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) – antigo Hospital da Polícia Militar, lançou um abaixo-assinado na Change.org pedindo ao governador Elmano de Freitas (PT) que mantenha o hospital acessível a todos por meio da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O HMJMA foi desvinculado da estrutura da PM em 2011. Agora, o governo estadual planeja reintegrá-lo à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), tornando-o exclusivo para membros da Corporação e seus dependentes. O abaixo-assinado já conta com mais de 2,3 mil apoios: change.org/HMJMAnoSUS.
O manifesto explica que após o HMJMA passar a atender toda a população, diversas reformas e modernizações foram realizadas, a rede de esgoto foi recuperada, e novos equipamentos foram adquiridos. Atualmente, cerca de 3,5 mil exames são realizados mensalmente na unidade. Para o Movimento, “as negociações para efetivar essa transição estão sendo conduzidas sem a participação da gestão do hospital, servidores e usuários”.
O Movimento é formado por diversas pessoas e organizações cearenses que veem no hospital um centro de preservação da saúde de cidadãos de todo estado, além de ser referência na área de ensino, pesquisa e formação de novos profissionais. O programa de residência médica do HMJMA é um dos mais concorridos do estado.