A Defensoria Pública Geral do Ceará vai empossar, às 14 horas desta treça-feira, 26 novos defensores e defensoras. A solenidade ocorrerá no auditório do Tribunal Regional Eleitoral e chega como um dos últimos atos da atual defensora pública geral do Estado, Elizabeth Chagas, que está encerrando mandato em dezembro.
Esse grupo integra a primeira turma de aprovadas no oitavo concurso para defensoras e defensores públicos do Ceará. Do total de empossados, sete ingressam em decorrência da implementação da inédita política de cotas raciais da DPCE para pessoas negras (6) e indígenas (1).
Também assumirão os postos duas pessoas com deficiência, totalizando, assim, nove novos defensores e defensoras cuja entrada dar-se-á na modalidade da reserva de vagas exclusivas para ações afirmativas.
Das 26 pessoas que serão empossadas, 14 são mulheres e 12 são homens. Sete (ou 27% do total) nasceram no Ceará. As demais são originárias dos seguintes estados: Rio de Janeiro (8), Pernambuco (3), Bahia (2), São Paulo (2), Minas Gerais (2), Goiás (1) e Distrito Federal (1).
A expectativa é de que comecem a atuar em janeiro de 2024, tão logo concluam o curso de formação oferecida pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) aos novos membros da instituição, cujo início se dará em 16 de novembro.
SERVIÇO
*TRE do Ceará – Rua Dr. Pontes Neto, nº 800, Bairro Luciano Cavalcante – Fortaleza.