Projeto que garante atendimento para mulheres com endometriose pelo SUS é aprovado

Dayany Bittencourt atua em defesa das mulheres com endometriose. Foto: Agência Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto, de autoria da deputada cearense Dayany Bittencourt (União Brasil), que estabelece diretrizes básicas para a melhoria da saúde das mulheres com endometriose. O projeto, que agora segue para o Senado, representa um avanço significativo para a saúde feminina, segundo especialistas.

“A aprovação deste projeto é um marco importante na luta pela saúde das mulheres brasileiras. Queremos garantir um atendimento digno e integral, que reconheça a complexidade da endometriose e melhore a qualidade de vida das pacientes”, destaca Dayany.

Pelo SUS

O projeto garante atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com: apoio multidisciplinar com profissionais capacitados como ginecologistas, nutricionistas e psicólogos; acesso a exames complementares e assistência farmacêutica; e disponibilidade de terapias reconhecidas como fisioterapia e atividades físicas.

O projeto também prevê campanhas anuais de conscientização durante a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose, além da criação de Centros de Referência de Tratamento da Endometriose em todo o país.

Endometriose

A endometriose é uma condição que afeta milhões de mulheres no Brasil, causando dor e complicações que impactam diretamente na qualidade de vida.

É uma doença ginecológica que ocorre quando o tecido que reveste o útero (endométrio) migra para outras partes do corpo, como os ovários, a bexiga, o intestino, os ligamentos uterinos e o abdome.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias