Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CNJ abre na próxima semana a V Jornada de Leitura no Cárcere

Fachada do CNJ, em Brasília.Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Observatório do Livro e da Leitura, realizará de 4 a 7 de novembro a V Jornada de Leitura no Cárcere. O evento gratuito e online, aberto ao público em geral, será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube. Com o tema “A Leitura como Caminho para a Liberdade”, tem como objetivo promover o debate sobre o uso da leitura como ferramenta de transformação social para pessoas privadas de liberdade, além de qualificar a implementação de projetos de remição de pena pela leitura no sistema prisional brasileiro de forma alinhada à Resolução CNJ nº 391/2021.

A Jornada será dividida em dois momentos principais, com links de inscrição próprios e emissão de certificado para cada etapa. A primeira parte do evento, no dia 4, é voltada para profissionais que atuam no sistema de Justiça. De 5 a 7 de novembro, a programação focada em pessoas privadas de liberdade inclui conferências, oficinas, depoimentos de integrantes do Judiciário, de especialistas e de pessoas privadas de liberdade. Também haverá apresentações culturais de pessoas privadas de liberdade e oficinas.

De acordo com Luís Lanfredi, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ), em seu quinto ano, a jornada se alinha a ações em andamento para enfrentar a situação inconstitucional nas prisões brasileiras, conforme determinou o Supremo Tribunal Federal. “A promoção do Plano Nacional do Livro e da Leitura, com ações do Programa Nacional de Incentivo à Leitura no sistema prisional, é uma das metas do plano Pena Justa. A Jornada cumpre importante papel ao fomentar essa agenda mobilizando milhares de participantes a cada ano”.

O evento integra as atividades do programa Fazendo Justiça, coordenado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública pra transformações no campo penal e no campo socioeducativo. Esta edição da Jornada também tem o apoio das editoras Record e Companhia das Letras.

SERVIÇO

*Inscreva-se aqui para a programação do dia 4 de novembro aqui.

*Inscreva-se para a programação de 5 a 7 de novembro aqui.

*Data e horários: 4 de novembro, das 9h às 16h30.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias