O Tribunal de Contas do Estado do Ceará publicou, no Diário Oficial Eletrônico, no último dia 1º deste mês de novembro, seis ofícios circulares alertando os entes públicos sobre o acompanhamento da gestão fiscal. A informação é da assessoria de imprensa do TCE.
Os ofícios circulares nºs 46, 47 e 48 são direcionados àqueles que superaram os limites de alerta, máximo e prudencial com despesas com pessoal, no segundo quadrimestre deste ano, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O Ofício Circular nº 51/2024 emitiu aviso a Prefeituras e Câmaras Municipais sobre descumprimento do prazo de retorno ao limite devido ou redução do percentual anual de 10%, conforme normas relacionadas (art. 23 da LRF e art. 15 da LC 178/2021, respectivamente).
Transparência
Também foi comunicado aos Municípios, por meio dos Ofícios Circulares, situações envolvendo a transparência de informações. O Ofício n° 49/2024 é direcionado aos Municípios com pendências no envio e homologação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e/ou do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), no 2º quadrimestre e/ou 4º bimestre de 2024.
O Ofício Circular nº 50/2024 emitiu aviso às Prefeituras Municipais sobre o cumprimento às regras fiscais em razão de omissão e/ou pendência no envio de informações aos Sistemas de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) e em Saúde (Siops), no 4º bimestre de 2024.
O TCE Ceará destaca, nos referidos Ofícios Circulares, que é de responsabilidade de cada jurisdicionado, por meio de seu dirigente máximo, a adoção de providências cabíveis à regularização das situações.
SERVIÇO
*As principais peças relacionadas aos oficios poderão ser conferidas no site do TCE aqui.