“A presença de Ciro Gomes poderia deixar o PDT em ‘suspeição’, quanto a um alinhamento com o PT e demais partidos de esquerda”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.
Confira:
Ciro Gomes já não mais possui perspectiva de disputar a Presidência da República pelo PDT, em 2026. Também perdeu o poder de liderança da maioria dos deputados pedetistas na Assembleia Legislativa do Ceará. O mesmo ocorre com a bancada do partido na Câmara Federal. Viu o irmão levar a cadeira no Senado, do PDT para o PSB. Foi protagonista do apogeu ao declínio do último reduto pedetista no país, em 12 anos de Prefeitura de Fortaleza. Sem falar que escapou de uma humilhante dívida com o ministro Camilo Santana, quando desafiou o titular do Ministério da Educação para uma aposta que o prefeito Sarto iria para o segundo turno da eleição. O desdém do ministro foi pior que a dívida.
Então, o que estaria segurando Ciro Gomes no PDT? Não seria o salário de pouco mais de R$ 23 mil, segundo atualização do valor no ano passado, pois Ciro abriu mão de três aposentadorias: uma como parlamentar, outra pelo cargo de prefeito e a terceira pelo mandato de governador.
Apesar das portas escancaradas, de acordo com o sentimento de políticos do partido, Ciro Gomes somente deixaria o PDT por vontade própria. É o que garante o presidente nacional licenciado Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.
Lupi estaria sendo pressionado pelo próprio partido a abrir mão de Ciro, diante da oposição do ex-governador do Ceará ao presidente Lula. A presença de Ciro Gomes poderia deixar o PDT em “suspeição”, quanto a um alinhamento com o PT e demais partidos de esquerda, principalmente depois do apoio do agora pequeno grupo cirista a André Fernandes (PL) na eleição ao Paço Municipal.
Caso decida deixar o PDT, Ciro já possui acenos do PSDB e do Progressistas.
É uma novela que promete não ter longos capítulos…
Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido