Para o médico formado na Universidade Federal do Ceará e ex-prefeito Roberto Cláudio, a história da UFC está inexplicavelmente sendo apagada, diante da retirada na Concha Acústica do nome do fundador e primeiro reitor da universidade, professor Antonio Martins Filho, no momento em que a UFC completa 70 anos e deveria celebrar a história e memória da instituição de ensino superior.
“Professor Martins Filho, ao lado de homens e mulheres, ajudou não só a fundar a UFC, mas a mudar a história do Ceará, porque foi a partir da criação da Universidade Federal do Ceará que outras universidades foram criadas. A história do desenvolvimento cultural, científico, artístico do estado do Ceará é uma antes e uma depois da crianção da UFC”, comentou Roberto Cláudio.
“A direção da nossa Universidade Federal do Ceará precisa rever, urgentemente, a decisão de retirar o nome do professor Antônio Martins Filho da concha acústica da Reitoria da UFC”, sugeriu o médico, ao ressaltar que o estudante morto na ditadura militar, Bergson Gurjão, é merecedor de homenagem, mas em um outro processo.
Uma resposta
Esse tal de Bergson não fez nada pela Universidade, por Fortaleza, pelo Ceará ou pelo Brasil. Simplesmente queria implantar uma ditadura proletária, onde o povo é sempre humilhado e massacrado, para substituir um governo militar, que ascendeu ao poder, levado que foi pelo braço do povo e da maioria de sua liderança civil.