Por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), o procurador-geral de Justiça do Esrtado, Haley Carvalho, renovou acordo de cooperação técnica com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e ampliou o programa “Previne – Violência nas Escolas, não!”. Essa ação atua na prevenção das diversas expressões de violência no ambiente escolar no Estado. O acordo teve a assinatura também da coordenadora do Caoeduc e procuradora de Justiça, Elizabeth Almeida, e da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela.
O programa contempla a implantação e o fortalecimento das comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente, e a promoção de eventos e desenvolvimento, ao longo do ano, de materiais e campanhas voltadas ao combate à violência na escola. “Essa iniciativa é transformadora por contribuir com a educação de crianças e jovens e por prevenir a violência nas escolas cearenses”, destacou o PGJ.
Entre as ações propostas pela parceria, estão: fortalecer o papel da escola com base no Sistema de Garantia de Direitos; construir fluxos de encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência junto à rede de proteção; disponibilizar apoio técnico necessário para o acompanhamento do Previne; e ampliar a articulação com órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente