Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Taxa de câmbio”

Ex-governador Gonzaga Mota. Foto: Reprodução

Com o título “Taxa de câmbio”, eis artigo de Gonzaga Mota, ex-governador do Ceará e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará. “A política econômica deve ser observada detalhadamente, pois poderão ocorrer efeitos colaterais negativos, tais como: inflação, desemprego, aumento da taxa de juros, desajustes fiscais, queda de investimento, etc”, expõ o articulist.a.

Confira:

Taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos de moeda nacional, ou seja, a relação existente entre duas moedas. Por exemplo, R$ (real) do Brasil comparado com o US$ (dólar) dos EUA.

Pode-se dizer que por trás da demanda de divisas está o fluxo representativo da saída de recursos para o exterior, mediante operações como: importação de bens e serviços, turismo no exterior, pagamentos financeiros, empréstimos concedidos, amortizações de financiamentos, etc.

Por outro lado, por trás da oferta de divisa tem-se o fluxo referente à entrada de recursos no país, evidenciada por operações como: exportações de bens e serviços, turismo de estrangeiros no país, recebimentos financeiros e empréstimos oriundos do exterior, etc.

Os formatos das curvas de procura e oferta de divisas, num modelo de mercado livre, são semelhantes aos esquemas tradicionais da teoria econômica, conforme o sistema cartesiano.

A política econômica deve ser observada detalhadamente, pois poderão ocorrer efeitos colaterais negativos, tais como: inflação, desemprego, aumento da taxa de juros, desajustes fiscais, queda de
investimento, etc.

Hoje, no Brasil existe uma grande expectativa em torno do câmbio, “todo cuidado é pouco”. Os “policy makers” devem permanecer atentos às conjunturas econômico-políticas, internacional e nacional, de modo a evitar especulações, desperdícios, bem como o perigoso risco de uma crise cambial, que poderia levar o País, da “enfermaria” para a “UTI”.

Ademais, geralmente, as variáveis no campo da ciência econômica são interdependentes, sendo fundamental a utilização de ”posologias” adequadas.

*Gonzaga Mota

Ex-governador do Ceará e professor aposentado da UFC.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias