Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Turismo: qualquer escolha será melhor”

Allan Aguiar, ex-titular da Setur do Ceará. Foto: Abav

Com o título “Turismo: qualquer escolha será melhor”, eis artigo de Allan Aguiar, ex-secretário do Turismo do Ceará. Ele faz duras críticas à política do setor empreendida pela gestão do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).

Confira:

Se existe um setor que sentiu o golpe da mais estéril e longa gestão municipal foi o Turismo. Uma década de improdutividade produziu danos enormes ao setor, que viu desaparecer os turistas, os hotéis, os voos, os investidores e a rentabilidade dos negócios. Situações paradoxais revelaram o desprezo e desrespeito do prefeito José Sarto, exonerado pelo conjunto da obra de sua administração. Enquanto uma nova beira-mar, principal cartão postal da cidade, foi entregue, os hotéis lá instalados estão de partida. O mesmo aconteceu com as lojas da Monsenhor Tabosa e com a animação da Praia de Iracema.

Sem turistas em número suficiente todos perdem, menos os políticos que controlam, há cerca de uma década, a Secretaria de Turismo do município. Focados apena na agenda política, partidária e eleitoral, ignoraram as indispensáveis tarefas mercadológicas e negociais para atrair o capital privado. Enquanto o piano tocava desafinado ao pôr do sol do Estoril a praia do futuro foi abandonada, a Ponte Metálica ficou seis anos em ruínas e o farol do Mucuripe, cuja imagem estampa a bandeira de Fortaleza, continua em escombros.

Com uma promoção medíocre do destino turístico Fortaleza nos mercados emissores nacionais e internacionais, a cidade perdeu competitividade e o posto de capital mais visitada por brasileiros no Nordeste. A consequência desse caos gestorial foi a pífia performance do aeroporto Pinto Martins frente aos de Recife e Salvador. Os números do turismo dessa gestão, demitida nas últimas eleições, são um vexame completo. O balanço dessa longa seca de resultados traz prejuízos enormes, os quais vão prejudicar muito a largada de quem chegar para arrumar esse enorme desmonte deixado como legado pelos atuais responsáveis.

Caberá ao novo prefeito designar alguém capaz de implementar uma administração técnica e profissionalizada, lançando uma luz para o sofrido turismo de Fortaleza. No primeiro dia de sua gestão, com os nomes da sua equipe, já teremos uma boa pista quanto as chances de sairmos desse atoleiro ou se a saga da mediocridade será apenas reinaugurada com outras fisionomias.

*Allan Aguiar

Ex-secretário do Turismo do Ceará.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias