A deputada estadual e médica Dra. Silvana (PL) protocolou nesta quinta-feira (12) um requerimento na Comissão de Saúde e Previdência Social da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para uma inspeção no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, diante das denúncias de precariedade no maior hospital de referência traumatológica e de queimados do Estado.
A parlamentar apontou que a gestão pública deve se pautar por princípios, os quais, segundo a médica, parece ter ficado ausente na administração do prefeito Sarto (PDT), que finda ao final do ano.
Segundo Dra. Silvana, somente no Ministério Público do Ceará (MPCE) as reclamações contra o IJF aumentaram 600%.
“A situação de caos no Instituto Dr. José Frota-IJF constitui não apenas um desrespeito flagrante aos fortalezenses, por extensão aos cearenses, mas um desatino administrativo a descambar para o crime, quando vemos centenas de pacientes sem a devida assistência que lhe deve prestar o serviço público emergencial de saúde, e grande número de outros que podem ir a óbito em face da negligência e da irresponsabilidade do gestor municipal, que ao longo de sua gestão não priorizou o sistema de saúde pública”, lamentou a parlamentar.
Ela requer uma ação decidida e urgente da Comissão de Saúde, “sob pena de sermos considerados omissos se não agirmos com pressurosidade necessária para salvar vidas”.