Com o título “Reserva Natural Serra das Almas, paraíso de preservação da caatinga no sertão”, eis o que nos traz, nesta semana, a jornalista Silvania Claudino, editora-chefe do jornal O Sertanejo, de Crateús.
Confira:
Gerida pela Associação Caatinga, a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), localizada na divisa entre Ceará e Piauí, é uma das maiores áreas de Caatinga preservada do Brasil, com 6.285 hectares, sendo a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará. O local, reconhecido pela Unesco como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Caatinga, desempenha um papel importante na conservação da biodiversidade, abrigando uma rica variedade de flora e fauna, incluindo espécies ameaçadas de extinção.
A RNSA tem registrado o retorno de animais como os tatus-bolas e novas espécies de plantas e aves, evidenciando os impactos positivos da conservação. A área também desempenha um papel essencial na oferta de serviços ecossistêmicos, como o escoamento evitado de 4,7 bilhões de litros de água por ano e o armazenamento de 1.647.245 toneladas de CO2e. Além disso, são realizados estudos de monitoramento de felinos e primatas por meio de armadilhas fotográficas, contribuindo para o entendimento dos seus padrões de comportamento e distribuição.
A RNSA desenvolve também projetos sociais s ambientais junto à comunidade em seu entorno. Promove também o turismo ecológico, com trilhas, exposições e atividades educativas. Ocasião de contemplar a beleza do bioma, a paisagem belíssima do sertão e o sol forte presente em praticamente todo o ano.
A visitação está disponível todos os dias, com agendamento prévio, no site da Associação Caatinga.
*Silvania Claudino
Jornal O Sertanejo
www.osertanejoonline.com