Um grupo de servidores públicos estaduais e defensores da agroecologia realizou, nesta manhã de quarta-feira, em frente ao prédio da Assembleia Legislativa, um ato para reivindicar o cumprimento da lei que garante a data-base dos servidores em 1° de janeiro.
Os manifestantes cobraram o posicionamento do governador Elmano de Freitas em relação à reposição salarial de 8% pelo menos e outras pautas que afetam diretamente diversas categorias do funcionalismo público.
Sem pulverização
Além das demandas salariais, o ato também foi marcado pela presença de um grupo defensor da agroecologia, que se posiciona contra o projeto de lei que prevê o uso de drones pelo agronegócio para aplicação de defensivos agrícolas (venenos). Segundo os manifestantes, a medida incentiva o uso indiscriminado de agrotóxicos por aeronaves, trazendo sérias consequências não apenas para o meio ambiente, mas também para os moradores das áreas pulverizadas, que sofrem com os impactos diretos à saúde e qualidade de vida.
A mobilização reforça a necessidade de diálogo entre o governo estadual e os diversos setores sociais para garantir direitos, proteger o meio ambiente e buscar alternativas que priorizem o bem-estar coletivo e práticas sustentáveis. ]
Os deputados Renato Roseno (PSOL), Larissa Gaspar (PT), Missias do MST (PT) e Martinha Brandão (Cidadania) e o vereador de Fortaleza Gabriel Biologia (PSOL) participaram do ato. Eles integram a base de apoio do governador Elmano de Freitas (PT) e também respaldam o futuro prefeito de Fortaleza, Evandro leitão (PT).