A mostra inédita “Mino por Inteiro”, que apresenta a vasta e diversificada produção do artista ao longo de quase 70 anos, pode ser visitada até 3 de janeiro, no Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza.
Aberta desde o dia 7 de setembro, já soma quase 10.000 visitantes. “Mino por Inteiro” pode ser acessada diariamente, exceto entre 30 de dezembro e 1º de janeiro, em virtude do Ano Novo. As visitações podem ser feitas das 9h às 18 horas durante a semana e das 13h às 18 horas aos finais de semana, com última entrada sempre às 17h30.
Sobre a mostra
A exposição ocupa duas salas no Museu da Cultura Cearense. A primeira, com cartuns, desenhos, poemas e outros elementos de predominância do preto no branco, representa uma produção mais voltada para a consciência das questões sociais e suas complexidades, enquanto exímio observador e intérprete do cotidiano. São expostas imagens de murais que abordam o tema dos movimentos sociais, das manifestações cidadãs e das decisões políticas. Entre elas, uma réplica do mural Terra da Luz, pintado por Mino em uma parede de grande destaque no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Já a segunda é repleta de cores, pinturas, memórias culinárias e voos do Capitão Rapadura, super-heroi cearense criado por Mino que ocupa lugares de destaque com sua camisa amarela, calção azul, sapatos e chapéu de couro. Além de intervenções e tirinhas do característico personagem, a sala também recebe pinturas dos principais momentos festivos da culinária brasileira, representada em telas da Cozinha Dona Benta, e a participação criativa de Mino na propaganda, com logomarcas, anúncios de humor e alegorias natalinas.
SERVIÇO
*Museu da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Entrada pela frente dos Museus, na Avenida Presidente Castelo Branco com Rua Almirante Jaceguai – ao lado da Biblioteca Pública (Bece)
*Acesso gratuito.