O desembargador Heráclito Vieira só assumirá a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará no dia 31 de janeiro próximo, mas ele já foi informado de que estará à frente de um evento de peso que ocorrerá em Fortaleza: o 55º Fórum Nacional dos Juizados Especiais.
Esse encontro acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio, na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec).
“O Fonaje é uma grande referência para a magistratura nacional que atua no segmento e para os demais integrantes do Sistema de Justiça, como o Ministério Público, a Advocacia e a Defensoria Pública. Tem contribuído significativamente para que, ao longo dos anos, nós tenhamos um Sistema de Juizados Especiais ainda mais célere e organizado”, explica o titular do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) do Crato, juiz Angelo Bianco Vettorazzi, responsável pela coordenação das atividades do grupo, que contará com a atuação de 14 juízas e juízes, além de servidores e servidoras.
Para o magistrado, a realização do Fórum na Capital é motivo de orgulho, uma vez que a última edição realizada em Fortaleza ocorreu há mais de 15 anos. A primeira reunião para a organização deverá ocorrer na próxima semana, com a presença do coordenador do Sistema de Juizados Especiais Cíveis, Criminais, e da Fazenda Pública do Estado, desembargador Gladyson Pontes.
Fonaje
Instalado em 1997, o Fórum foi criado com o objetivo de promover o aprimoramento da prestação jurisdicional nos Juizados Especiais por meio da troca de informações e experiências entre os magistrados que atuam no Sistema. Além disso, o encontro, que ocorre duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, também busca padronizar, sempre que possível, os procedimentos adotados em todo o país.