A Universidade Federal do Ceará acaba de adquirir o equipamento Single Molecule Array (SIMOA), modelo SRX TM, da Quanterix. O equipamento será utilizado pelo Laboratório de Neuropsicofarmacologia do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), ligado à Faculdade de Medicina (FAMED) na realização de pesquisas sobre a doença de Alzheimer.
A UFC é a primeira instituição do Norte e Nordeste a contar com esse aparelho de ponta, informa a assessoria de comunicação e marketing da universidade.
O professor Danielle Macedo, vice-diretora da FAMED e pesquisadora do Laboratório de Neuropsicofarmacologia, explica que “a aquisição do equipamento SIMOA SRX TM representa um enorme avanço na capacidade de pesquisa sobre Alzheimer nas regiões Norte e Nordeste, possibilitando, no futuro próximo, diagnósticos mais precoces, tratamentos mais eficientes e uma compreensão mais profunda da doença em contextos regionais específicos”. Ela destaca também a disponibilidade da UFC para parcerias e diz que “o equipamento pode abrir novos caminhos para pesquisadores locais liderarem descobertas inovadoras, contribuindo substancialmente para os esforços globais na luta contra o Alzheimer”.
Já foi iniciado o recrutamento de pacientes no Ambulatório de Geriatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) para as pesquisas com o SIMOA-SRX TM. Até o momento foram recrutados 30 pacientes, e a previsão é de que sejam recrutados 270 até o final de 2025. As primeiras análises das amostras coletadas já foram conduz.
Danielle Macedo explica que o equipamento SIMOA-SRX TM é reconhecido pela capacidade de detecção extremamente sensível, o que permite a quantificação de biomarcadores em níveis muito baixos, como proteínas associadas ao Alzheimer, muitas vezes presentes em concentrações ínfimas nos estágios iniciais da doença. Segundo a pesquisadora , “esta característica é vital para o diagnóstico precoce, monitoramento e pesquisa de novas terapias para o Alzheimer, possibilitando a identificação da doença antes que os sintomas clínicos se tornem evidentes”.
*Mais informações no site da UFC aqui