O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, nesta quarta-feira, aumentar a Selic em 1 ponto percentual para 13,25% ao ano. A decisão saiu na primeira reunião presidida por Gabriel Galípolo e com maioria dos diretores indicados pelo governo Lula.
“Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião. Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, informou a nota do Banco Central.
A decisão não surpreende. O mercado financeirojácantava a bola desde o começo da semana, após os diretores do Banco Central sinalizarem, na reunião de dezembro, que elevariam a taxa para 14,25% até março.
(Com Agências)