Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“IRACEMA Mais Digital”

Mauro Oliveira é PhD em Informática por Sorbonne. Foto: Arquivo Pessoal

Com o título “Por um novo movimento: IRACEMA Mais Digital”, eis artigo de Mauro Oliveira, professor do IFCE e PhD em Informática por Sorbonne University.

Confira:

“É necessário crescer, saltar. Desenvolver. Rapidamente. Hoje. Mudar, inovar, empregar… Poucos segmentos trazem novas possibilidades, serviços e qualidade de vida tão rapidamente… Investir em TIC é tudo isto.”

Essa “fraseologia digital” bem que poderia ser mais uma criação do ChatGPT. Afinal, ele está sendo cada vez mais utilizado por quem entendeu o potencial da IA Generativa em nos ajudar a pensar no essencial. Mas não é! De quem é, então? E por que? É de quando?

Essas palavras fazem parte do documento do movimento *Mais TICeará*, uma iniciativa lançada há 10 anos, em *2015*, por diversas instituições cearenses interessadas em uma política pública baseada nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como indutoras do desenvolvimento do Estado:

• De março a julho de *2015*, um Grupo de Trabalho promoveu reuniões, encontros e debates.
• Em 27 de julho, o Seminário +TICeará foi realizado no auditório da SECITECE, recebendo ampla adesão.
• Em 24 de agosto, mais de 500 pessoas participaram de um evento intenso na Assembleia Legislativa do Ceará, reunindo líderes do governo, universidades, empresas, fornecedores de TIC, bancos e aceleradoras.

Apesar do entusiasmo desse movimento e de outras tentativas que se seguiram, não “subimos ao podium”. Eita que nos salta da garganta mental: por que ainda não conseguimos consolidar as TICs como um dos motores do nosso desenvolvimento, a exemplo de países inovadores que oferecem qualidade de vida “à sua turma da rua”? Por que a pauta digital não está nas agendas, nas cabeças e nas ações de nosso líderes?

Não falta gente vontadosa, não faltam grandes ideias, não faltam iniciativas como bem mostrou o pessoal do *Mais TICeará*, em 2015. Diabeisso que a gente não consegue desengasgar essa danada da TIC. Ou será que tá faltando um local físico, a exemplo do Porto Digital do Recife? Se é isso, temos a Praia de Iracema de Fortaleza.

A Praia de Iracema (PI) é um símbolo de Fortaleza, carregando em si o potencial para desfilar como o epicentro da revolução digital no Ceará, tendo a Inteligência Artificial como porta-estandarte:

1. *Localização estratégica:* É um gateway entre o centro de Fortaleza e a Beira-mar, o principal distrito turístico do Nordeste (agora dei uma de pernambucano… rsrsr).
2. *Infraestrutura cultural e tecnológica:* A região já conta com equipamentos como o Dragão do Mar, o Espaço Belchior, o Citinova, a Casa da Juventude etc.
3. *Novos investimentos educacionais:* A UFC anunciou a criação do Campus Iracema, com a transferência do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e de cursos de computação, além da construção de um novo prédio para o LABOMAR, onde tb funcionará um “aquário com marés de IA”.

O Campus IRACEMA atrairá mais de três mil jovens estudantes, disse Custódio Almeida, reitor da UFC, consolidando a Praia de Iracema como um ambiente vibrante e repleto de potencial para a construção de um ecossistema cult-digital.

Um NOVO *Movimento IRACEMA Mais Digital* surge, assim, como uma semente da consolidação de um NOVO ecossistema de inovação, ciência, tecnologia, educação e cultura. A proposta se baseia em cinco estratégias principais:

1. *Aproveitar o legado do Mais TICeará de 2015:* Utilizar documentos e experiências resultadas das ações ao longo da última década.
2. *Engajar novos atores relevantes:* Ouvir todas as entidades e profissionais que vem contribuindo para a construção do nosso ecossistema de Inovação.
3. *Estabelecer uma base física de referência:* Criar um espaço FORTE na Praia de Iracema que simbolize o potencial cultural, social e high-tech da região.
4. *Colaborar com uma política pública do setor*: Apoiar a Prefeitura de Fortaleza na elaboração de políticas públicas baseadas no documento “Oportunidades para uma Fortaleza mais Inteligente, Humana e Sustentável”, entregue aos candidatos à prefeitura, em 2024.
5. *Criar um Grupo Gestor ágil:* Formar uma equipe mínima representativa da SOCIEDADE CIVIL para implementar a ideia e consolidar as ideias acima do *Movimento IRACEMA Mais Digital.*

A *Assespro/Seitac* está bem posicionada para coordenar esse NOVO movimento, dado seu histórico de iniciativas bem-sucedidas, como a entrega do citado documento ” *Oportunidades para uma Fortaleza Mais Inteligente, Humana e Sustentável”* ao então candidato e atual prefeito, Evandro Leitão. Na ocasião, o prefeito comprometeu-se a dialogar com o setor, no momento oportuno, … que é *AGORA*.

BORA TODO MUNDO que o momento é este! Cabe a nós *nos unirmos, colaborarmos e detalharmos* o operacional dessa proposta, transformar as cinco estratégias acima em um NOVO MOVIMENTO na Praia de Iracema.

BORA TODO MUNDO sonhar novamente e realizar este NOVO movimento com a mística de quem quer deixar sua digital na construção de uma *IRACEMA Mais Digital!*, por uma Fortaleza *mais inteligente, humana e sustentável* .

*Mauro Oliveira,

Professor do IFCEe PhD em infoirática por Sorbone University

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias