O ambientalista Samuel Braga, ex-vereador de Fortaleza e um dos militantes do Partido Verde no Ceará, vai lançar livro biográfico nesta sexta-feira, a partir das 11 horas, no Café Literário.
O espaço é mais um dos que integram a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que se encerrará no próximo domingo, no Centro de Eventos.
“Samuel Braga – Legado ambiental para Fortaleza” é o nome da publicação, onde o autor apresenta um relato sobre as ações e projetos que conseguiu aprovar nessa área, na Câmara Municipal, onde ocupou cadeira por duas legislaturas: 1982/1988.
Samnuel expõe não só sua atuação, mas, também, as atividades de quem foi pioneiro e ajudou a implantar o Partido Verde no Ceará. Ele ainda presidiu, mais recentemente, o extinto Patriota.
O Autor
Filho de Mombaça Samuel formou-seem Pedagogia pela Unifor e Pós-Graduado em Educação Ambiental pela Uece. Além de educador, escreveu o livro “40 Histórias do Folclore Político Cearense” (1975), fundou a Escola Madre Teresa de Calcutá, doada ao Município em 1988, e o Curso Skuadrus Vestibulares.
Com mandatos, lutou pela preservação das Praças do Ferreira e José de Alencar contra as garagens subterrâneas; ampliação das áreas verdes na cidade e preservação de prédios históricos.
Foi autor das CPIs das praças e da poluição ambiental. Essas investigações deixaram como legado leis que transformaram a Bacia do Rio Cocó em Área de Preservação Ambiental e criaram a Zona de Preservação Histórica da Praia de Iracema.
Samuel também assegurou o tombamento da Ponte Metálica, do Estoril, do Parque da Liberdade e da Capela de Santa Teresinha.