A defensora pública Sâmia Farias, atual subdefensora-pública geral do Estado, será empossada pelo Conselho Superior da Defensoria ao cargo de defensora- pública geral na próxima segunda-feira. Ela foi eleita em outubro, com 69% dos votos da categoria, e indicada posteriormente pelo governador Elmano de Freitas, em lista tríplice.
Ao suceder a atual defensora geral Elizabeth Chagas, Sâmia Farias passa a ser a sétima mulher a ocupar o cargo, sendo ainda a quinta consecutiva. O mandato seguirá até dezembro de 2025.
Quem é
Cearense, Sâmia Costa Farias Maia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul). Ingressou na Defensoria Pública do Ceará em 2008. Atuou em Trairi, Cascavel e Aquiraz. Está hoje em Fortaleza, no Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) e na Unidade Móvel, já tendo passado pelas defensorias criminais, de família e da fazenda pública, além dos núcleos especializados de habitação e moradia e do idoso.
Na gestão da DPCE, Sâmia contribuiu com as duas administrações da defensora geral Mariana Lobo (2015/2017 e 2017/2019) supervisionando o setor de Estágio e a central “Alô, Defensoria”, comandou a Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) e foi secretária-executiva. Já no primeiro mandato de Elizabeth Chagas (2019/2021 e 2021/2023), tornou-se subdefensora geral, cargo no qual manteve-se no biênio seguinte.
Sâmia também integrou a diretoria Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec) por dois mandatos, como secretária e diretora de eventos. Nesse período, destacou-se pelo trabalho em prol da valorização dos defensores e da Instituição, além da articulação política.