Empresas dos mais diversos setores estão apostando na conversão de acervos físicos em arquivos digitais para reduzir custos, otimizar espaço, reforçar a segurança da informação e avançar em práticas sustentáveis. A digitalização de documentos tem aumentado a produtividade em até 30% e tem atraído cada vez mais o interesse de empresas.
O estudo é da consultoria McKinsey & Company, que aponta entre os benefícios da digitalização a economia de recursos, diante da eliminação de impressoras, envio físico de documentos e áreas destinadas a arquivos, além do aumento da eficiência operacional.
De acordo ainda com o levantamento, os arquivos organizados digitalmente, a busca por informações se torna mais rápida e precisa, favorecendo o trabalho remoto e a tomada de decisões. A prática também está alinhada a compromissos ESG, com redução significativa do uso de papel e menor impacto ambiental.
“Além de agilizar o acesso a informações e reduzir o uso de papel, a digitalização fortalece o controle sobre os dados e ajuda as empresas a estarem em conformidade com a LGPD”, apontou Fabiano Carvalho, CEO da Doc Security, empresa especializada em soluções de gestão documental.
Doc Security
Com mais de 12 anos de atuação no mercado, a Doc Security é referência nacional em gestão documental. A empresa oferece soluções completas para digitalização, armazenamento, organização e segurança de arquivos físicos e digitais, atendendo tanto o setor privado quanto instituições públicas em todo o Brasil.
Uma resposta
Felizmente o Estado passou a usar uma ferramenta em processos, mas absurdamente muitos Órgãos Públicos ainda não digitalizaram os processos antigos que eram em papel, ocupam um espaço enorme e em breve serão comidos por traças e cupins.
E ainda hoje é comum o pedido de cópias de documentos, principalmente em matrículas de cursos profissionalizantes e até em Universidades, quando deveriam ser digitalizadas.