“Os Noronhas: uma história de lutas e conquistas” – Por Barros Alves

Barros Alves é jornalista e poeta

“Importante registrar que muitos imigrantes, pioneiros, desbravadores, sobretudo portugueses, quando se estabeleceram nos adustos sertões cearenses, povoando-os e produzindo riquezas até então inexploradas, criaram um sistema de poder e mando a que se conceituou como coronelismo”, aponta o jornalista e poeta Barros Alves

Confira:

De logo, afirmo nesta crônica que a autora, uma bela dama nonagenária chamada Tereza, é Feitosa e Noronha de sangue e de vivência. Portanto, ao falar dos seus ancestrais e contemporâneos, escreve com conhecimento de causa, que aliou à uma beneditina pesquisa, garimpando em arquivos públicos e da família; e em antigos cartapácios, informações privilegiadas sobre fatos e personagens que escreveram intimoratamente, com suor e sangue, grandiosas histórias dos nossos sertões.

Tereza Feitosa Noronha escreveu um ensaio histórico-biográfico da família, (OS NORONHAS – HISTÓRIAS, FATOS, PERSONAGENS E PÁGINAS DA MINHA VIDA. Expressão Gráfica e Editora, Fortaleza-Ceará, 2024), por intermédio do qual intenta um resgate genealógico, que faz uma conexão com o passado, resgatando as origens e a história da família, buscando nos ancestrais uma melhor compreensão da própria identidade cultural de várias comunidades lideradas pelos Noronhas ao longo de séculos, desde as terras lusas.

Importante registrar que muitos imigrantes, pioneiros, desbravadores, sobretudo portugueses, quando se estabeleceram nos adustos sertões cearenses, povoando-os e produzindo riquezas até então inexploradas, criaram um sistema de poder e mando a que se conceituou como coronelismo. Os coronéis do sertão desempenharam um papel importante na formação da sociedade cearense, especialmente durante o período imperial. Constituíram fortes lideranças locais, a exercerem influência política e econômica sobre as comunidades sertanejas. Concomitantemente, contribuíram para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura nos sertões, impulsionando a economia local, ao tempo em que ajudaram a organizar a sociedade sertaneja, estabelecendo hierarquias e relações de poder. Os coronéis tiveram protagonismo que avulta na preservação de nossa cultura e das tradições locais, preservando costumes e valores. Conseguiram esse protagonismo porque alcançaram papel importante na política local e regional, influenciando decisões e ações governamentais.

Os Noronhas, imbricados pelo sangue hispano-luso dos ascendentes com os Feitosas, aprofundado em relacionamentos amorosos ou de interesses de poder, inscrevem seus nomes como construtores da sociedade cearense, notadamente da Região dos Inhamuns e adjacências. Tereza Feitosa Noronha faz parte dessa estirpe de bravos. O livro que escreveu é um repositório de histórias, leitura imprescindível para o ensinamento das pósteras gerações.

Barros Alves é jornalista e poeta

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Respostas de 3

  1. Parabéns pelo desempenho na informação.

  2. Parabéns pelo desempenho em o formar o povo cearense

    1. É uma responsabilidade grandiosa escrever sobre a origem de uma família. Não se trata de fazer memórias de suas vivências. Mas, de várias gerações. Parabéns a autora pela iniciativa e coragem de não deixar no passado os nossos ancestrais.

Mais Notícias