O deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB) defendeu, durante sessão da Assembleia Legislativa, uma mobilização em favor da promoção da educação financeira no Ceará.
Segundo o parlamentar, a Alece, por exemplo, precisa se engajar nesse debate para ajudar a combater o superendividamento de famílias. “Precisamos encampar essa jornada de educação financeira, combatendo o acesso precoce de jovens ao crédito, aos vícios propagados por essa cultura dos jogos eletrônicos”, disse.
Para ele, é necessário demonstrar para a sociedade que “não é por meio de falsas tentativas de enriquecimento rápido que se tira segmentos da população brasileira do endividamento”, destacou.
Questão nacional
Sérgio, eu sua fala, citou a audiência pública realizada na última terça-feira, em Brasília, pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, onde se discutiu a implementação da educação financeira nas escolas públicas. O objetivo foi refletir sobre a importância do tema devido à crescente vulnerabilidade econômica das famílias brasileiras.
De acordo com Sérgio Aguiar, na audiência, foi explanado que, desde 2023, o Ministério da Educação vem construindo um alinhamento nacional, em parceria com outras entidades, para um programa integrado de educação financeira, na perspectiva da cidadania.
Reação do MEC
“O MEC vai lançar um programa chamado Na Ponta do Lápis”, informou Sérgio Aguiar.
Segundo ele, essa ação vai contemplar a criação de uma governança federativa para o tema, bem como o desenvolvimento de uma matriz curricular de educação financeira para os ensinos fundamental e médio, entre outras ações.