“O crédito rural tem sido uma das prioridades do presidente Lula por desempenhar um papel decisivo na dinamização das cadeias produtivas e na geração de oportunidades. Com os recursos previstos para este Plano Safra, o Banco do Nordeste está preparado para apoiar os produtores com soluções financeiras adequadas às suas realidades, promovendo inovação, sustentabilidade e eficiência no campo”.
A observação é do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, nesta terça-feira (1º), no Palácio do Planalto, durante a apresentação dos recursos de R$ 11,7 bilhões destinados à agricultura empresarial.
O evento contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, além de demais autoridades.
Plano Safra
Nessa segunda-feira (30), o governo lançou o Plano Safra, diante do incentivo às práticas sustentáveis, com oferta de juros reduzidos para produtores que adotarem medidas de conservação ambiental. Também será disponibilizado crédito para produção de mudas, reflorestamento e culturas de cobertura, que ajudam a preservar o solo entre as safras.
“Se somarmos os três Planos Safra da nossa gestão, chegamos a R$ 1,72 trilhão, aproximadamente o dobro do que foi investido nos três anos do governo anterior. Isso mostra que queremos ir além: elevar ao máximo os ganhos que esses recursos podem gerar para os empresários, para a sociedade e para o Brasil”, comentou Lula.