Com o título “Seis Meses de Gestão Evandro”, eis artigo de Artur Bruno, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan-For). Ele destaca ações dos primeiros seis meses da administração do prefeito Evandro Leitão na Capital cearense.
Confira:
O prefeito Evandro Leitão (PT) completou 6 meses de gestão. A população, que deu-lhe uma pequena maioria na eleição, já percebeu uma diferença abissal com relação à administração anterior.
O gestor tem se caracterizado por uma presença constante nos bairros periféricos, cobrado agilidade à sua equipe nas demandas e entregado obras e ações que estavam paralisadas. Destaque para a reforma de postos de saúde, melhoria na entrega de medicamentos, operação tapa-buracos e uma intensa campanha pela limpeza urbana.
É necessário ressaltar a política ambiental, pois é insustentável uma cidade que tem apenas 16% de seu território com áreas verdes.
A governança compartilhada já é uma marca do seu governo. No primeiro semestre, foram realizados 39 fóruns Territoriais, 4 pré- conferências, e, na semana passada, a Conferência da Cidade de Fortaleza. Evandro busca envolver o povo da nossa capital na parceria das políticas públicas.
Tem sido decisiva também sua articulação com o Governo Elmano e com o presidente Lula, já que recebeu a prefeitura em uma grave situação financeira.
Sua experiência legislativa, capacidade de diálogo e competência administrativa serão decisivas para realizar seu plano de governo, que busca, sobretudo, aperfeiçoar o acolhimento dos fortalezenses e diminuir as desigualdades sociais.
Fortaleza, dentre as 27 capitais, é a terceira pior, 36% em percentual de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, a quinta com mais grave concentração de renda e a décima nona em renda per capita. Esses dados justificam a prioridade que o prefeito tem dado às populacões mais vulneráveis.
*Artur Bruno
Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan-For).