O ex-deputado estadual Antônio Carlos, postulante do Campo Popular, venceu as eleições e é o novo presidente do PT Fortaleza. Ele obteve 78% dos votos, ou seja, 6.088 sufrágios de 7.806 votos.
A apuração foi concluída na manhã desta segunda feira e confirmou o favoritismo de Antônio Carlos, que derrotou dois candidatos: Mari Lacerda – 1.499, que era apoiada pelo Campo de Esquerda, da deputada federal Luizianne Lins; e Eudes Baima – 219 votos, da corrente Diálogo e Ação Petista.
“A vitória traz o fortalecimento de um novo campo político do PT em Fortaleza: o Campo Popular, que tem como maiores lideranças políticas o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
“Agora, é trabalhar para unidade interna e consolidar os nossos projetos de reeleição de Lula e Elmano, além de fazer as entregas das políticas públicas para o povo simples e trabalhador”, comemorou Acrísio Sena, do Campo Popular e apoiador de Antonio Carlos.
Questionamento
Durante todo o processo, a corrente de Luizianne Lins questionou o aumento de filiações – mais de 15 mil.
Enquanto isso, Elmano, José Guimarães e Camilo sedimentaram um acordo em que Antônio Carlos seria apoiado para presidente do PT da Capital, com a contrapartida de dar respaldo à reeleição de Antonio Conin, o que deve ser confirmado após a apuração.
Na apuração, Conin tem mais de 90% dos votos.
Volta à Regional 1
Antônio Conin, mesmo reeleito presidente do PT do Ceará, voltará ao comando da Secreetaria Regional 1, da administração do prefeito Evandro Leitão.
Não há impedimento legal no Esatuto do Partido dos Trabalhadores.
VAMOS NÓS: Na prática, eis o grupo Campo Democrático, pasando o rodo e ganhando supremacia no processo eleitoral de 2026 na sigla.