A Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa e a Universidade Federal do Ceará vão assinar termo de cooperação técnica na próxima sexta-feira, às 15 horas, no auditório da Reitoria da UFC. A cooperação envolve o Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) e o Grupo de Educação para Cidadania (Ágora), ambos vinculados à universidade.
Entre os objetivos específicos do acordo, destacam-se o desenvolvimento de estudos empíricos, a formulação de estratégias de enfrentamento, a promoção de eventos e a atuação conjunta em ações de conscientização. Também está previsto o apoio técnico e científico às atividades da Frente Parlamentar, garantindo a participação ativa de pesquisadores, docentes e alunos da universidade. O termo não envolve repasse de recursos financeiros e terá vigência até dezembro de 2026.
A UFC será representada nessa ato pela vice-reitora Diana Azevedo e a Assembleia Legislativa pela deputada Larissa Gaspar(PT), que preside a frente parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Alece.
Pró-Mulheres
O convênio se soma a várias outras ações em favor da equidade de gênero, que contam com o apoio da UFC. Ao longo desse semestre, a universidade já firmou parceria com o Ministério das Mulheres e o Instituto Maria da Penha para elaborar o projeto de implementação do Memorial da Mulher Brasileira – Casa Maria da Penha e da Clínica de Acesso a Direitos com ênfase em gênero. Também fechou um convênio com o grupo Mulheres do Brasil em prol de políticas de combate ao HPV e tem discutido ações com a Secretaria Municipal das Mulheres, de Fortaleza, para a estruturação do Observatório da Mulher de Fortaleza.