O Congresso dos/as Trabalhadores/as do Serviço Público Estadual do Ceará (XIII CONTECE) foi encerrado, nesse sábado (26), no no Sesc Iparana, em Caucaia, após três dias de debates sobre o cenário político, os impactos das reformas políticas e os desafios da organização sindical na atualidade. Organizado pelo Sindicato Mova-se, o evento reuniu trabalhadores e trabalhadoras do serviço público do Ceará.
O encontro contou com a presença de lideranças de diversas categorias e convidados de outros estados, que compartilharam experiências de luta, resistência e organização sindical. Entre os temas discutidos, estiveram os retrocessos provocados pela reestruturação do Estado; o desmonte dos serviços públicos; a reforma administrativa; o sucateamento das carreiras e as mudanças nas regras de aposentadoria; a inteligência artificial e seus impactos; a participação das mulheres nos espaços político e sindical; além do racismo e da LGBTfobia nos serviços públicos.
“Os temas apresentados ao longo do congresso – como a luta contra a taxação dos aposentados, a defesa dos serviços públicos, a reorganização das estatais, os impactos das reformas administrativas e a disputa pelo orçamento público – refletiram não só os desafios imediatos, mas também a urgência de um projeto coletivo de Estado”, avaliou Marcelo Chagas, consultor político do Mova-se.
Fundado com base na luta e na unidade dos trabalhadores, o Mova-se é reconhecido nacionalmente como o primeiro sindicato do setor público a conquistar carta sindical, quando reafirma sua trajetória histórica e seu papel de vanguarda na defesa dos servidores estaduais.
“Tivemos um debate muito rico sobre todas as pautas que envolvem o serviço público estadual, com a participação ativa dos trabalhadores e a construção coletiva de propostas”, destacou Pádua Araújo, coordenador-geral do Mova-se.