Uma adutora com 1 km de extensão começou a operar na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada no município de Guaiúba (Região Metropolitana de Fortaleza).
Com 300 hectares, a fazenda dá suporte às atividades de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. O espaço é equipado com laboratórios nas áreas de nutrição animal,
bromatologia, doenças infecciosas, biotecnologia da reprodução e informática, além de alojamentos para alunos e professores. Também sedia cursos e treinamentos nas áreas afins.
A solenidade de inauguração ocorreu na última sexta-feira e foi presidida pelo reitor Hidelbrando Soares, que agradeceu à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) pela agilidade na execução da obra.
Segundo ele, a adutora garante o fornecimento de água para os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Uece, em parceria com instituições como a Fiocruz Ceará. O reitor destacou ainda que o abastecimento hídrico contínuo impulsiona as pesquisas nas áreas de saúde e biotecnologia realizadas na fazenda. Hidelbrando ressaltou o impacto positivo do programa Cientista Chefe na área das ciências veterinárias, ao afirmar que “o trabalho realizado alcança resultados positivos para a ciência, inovação e pesquisa”.