Com o título “A necessidade da autoincriminação e o efeito depurativo para a história”, eis título da coluna “Fora das 4 Linhas”, desta quinta-feira, assinada pelo jornalista Luiz Henrique Campos. “Ora, todos sabiam o que ele (Trump) pretendia fazer, mas, mesmo assim, nossos patriotas se fantasiaram do sádico Nero de Wall Street”, expõe o colunista.
Confira:
A polarização política no país tem nas redes sociais um importante instrumento de construção da persona de quem se enquadra em um dos lados desse Fla x Flu contemporâneo. Assim, sem nenhum pudor ou receio de se posicionar, vimos pessoas se declarando abertamente contra a vacinação na pandemia ou até mesmo questionando a veracidade da contaminação.
Da mesma forma houve quem não se sentisse impedido de na frente de quartéis, pedir a intervenção militar e a consequente derrubada de um governo eleito nas urnas ou se filmar invadindo os prédios dos três poderes, se autoincriminando. Tudo online e em tom comemorativo. Depois vieram com história de velhinhas e bíblia, que não foram mostradas por estes nas filmagens. O resultado é o que estamos acompanhando com a lotação da Papuda.
Mais recentemente essa autoincriminação de deu com a posse de Donald Trump e o seu boné vermelho com os dizeres “Make America Great Again”, com o qual políticos importantes adornaram suas cabeças brilhantes.
Ora, todos sabiam o que ele pretendia fazer, mas, mesmo assim, nossos patriotas se fantasiaram do sádico Nero de Wall Street.
Com a aplicação do tarifaço e a tensão política gerada com o Brasil, esses adeptos do trumpismo tentam agora pular do barco buscando outros culpados, como se não estivesse tudo gravado e documentado para a história.
É essa sensação de autoflagelação, por meio das redes sociais e uma certa dificuldade cognitiva por parte de quem as comente, de entender os efeitos dessas autoincriminações, que me deixam intrigado, considerando a necessidade da introdução de elementos outros relacionados a psique humana.
Mas, isso é uma tarefa para a história.
*Luiz Henrique Campos
Jornalista e titular da coluna “Fora das 4 Linhas”, do Blogdoeliomar.