Com o título “Jornada empreendedora de sucesso”, eis artigo de Ernesto Antunes, administrador, consultor de empresas do Sebrae-CE e escritor. “Para termos uma ideia do poder de transformação do programa, em minhas atuações como consultor já identifiquei pelo menos 20 cases e histórias de sucesso de beneficiários que atendi nas trilhas e mentorias”, expõe o articulisata.
Confira:
Quando uma jornada de empreendedorismo vira sucesso, isso já é motivo de muita satisfação e alegria para todos os atores envolvidos. Nesse caso, o programa Qualificação e Renda, promovido pela Secretaria do Trablaho do Estado do Ceará com a cooperação do Sebrae- CE, tem conseguido, até o momento, o objetivo de transformar a vida das pessoas carentes por meio do empreendedorismo planejado e do trabalho, dentro do vitorioso e abrangente Programa Ceará Sem Fome.
Como consultor credenciado do Sebrae, que atua ministrando sensibilizações, trilhas estruturadas e mentorias, não poderia deixar de citar os players que conseguiram oferecer um grande suporte ao programa, com intervenções vitoriosas, sejam profissionais do Governo do Estado, do Sebrae ou das cozinhas comunitárias, por meio de associações, Institutos e centros comunitários.
Vale destacar, nesse grande contexto, o apoio ininterrupto do gabinete da primeira-dama Lia de Freitas, que, por intermédio de uma equipe comprometida e o acompanhamento constante de Nilzete Meyer, do Governo do Estado, e de Lillian Pereira, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, tem conseguido, por meio dos consultores, resultados expressivos em relação ao objetivo principal do referido programa. A participação oportuna da equipe do CearáCred, também tem sido decisiva para o sucesso e fomento do programa.
Para termos uma ideia do poder de transformação do programa, em minhas atuações como consultor já identifiquei pelo menos 20 cases e histórias de sucesso de beneficiários que atendi nas trilhas e mentorias. Esses exemplos têm grande representatividade em termos de sobrevivência e mercado, visto que as dificuldades enfrentadas por essas pessoas são inúmeras, e louva-se o
fato de elas terem saído da linha de pobreza com o aumento da renda familiar simplesmente por iniciarem um negócio profissional de forma correta.
Toda essa mudança foi possível com o esforço, interesse e determinação desses participantes, aliados às orientações e planos de negócios adequados às necessidades e públicos-alvo a serem atingidos pelo novo empreendedor. O mais salutar para os organizadores é que esses cases de sucesso vão sendo disseminados nos bairros com baixo IDH e nas comunidades que enfrentam
grandes dificuldades, pois passam a acreditar, como diz D. Mazé, moradora do Conjunto Palmeiras, que “o que era impossível para nós, o Governo do Estado, tornou possível de sonhar e realizar”.
Outro fator verificado “in loco” é o fato de essa iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sebrae e cozinhas comunitárias, mostrar que esse programa vai muito além de atender uma pessoa com insegurança alimentar. Ele também ensina e apresenta, por meio de ferramentas e oportunidades criadas, um futuro melhor para todos os participantes. Ou, como diz o Guru
Peter Drucker, “Já que não podemos prever o futuro, podemos criá-lo.”
Estamos criando!!
*Ernesto Antunes
Consultor Empresarial do Sebrae e Senai e autor do livro “Empreendedorismo: Causos e Cases de Sucesso”.
DETALHE – Hoje, às 19 horas, estaremos ministrando palestra sobre o tema “Sede Perfeitos – Caracteres da Perfeição (E.S.e Cap. XVII)”. Na Casa do Caminho, Rua Mombaça, 157 – Aldeota, Fortaleza.
Respostas de 2
Muito boa a inciativa do Governo e Sebrae de oferecer qualificação e renda para todos.
Parabéns ao Governo do Estado, com a parceria do Sebrae, pela excelente iniciativa!