O Theatro José de Alencar será palco, nesta quinta-feira, da VI Festa de Iemanjá.
As atividades vão acontecer a partir da 17 horas e integram o calendário de festividades da Capital que, na sexta-feira, em clima de feriado, comemora sua padroeira, Nossa Senhora da Assunção.
A programação é gratuita e aberta a todas as idades.
As atrações
O Coco das Goiabeiras Rainha do Mar é uma manifestação residente na Barra, em Fortaleza, contando com a participação de pessoas de todas as idades.
Mobilizado por Hesse Santana e Liana Cavalcante, o grupo exalta o patrimônio imaterial afro-indígena e sua influência na dança e na música do coco, pisado ao som do toque do tambor, incorporado com melodias e letras de tradição e também de músicas autorais; o grupo carrega a batida forte dos cocos de praia em seu coco de terreiro.
“Filha do Mar” é um espetáculo musical que emerge da vivência e da escuta sensível de Ercília Lima com os festejos de Iemanjá, orixá feminina celebrada em 15 de agosto nas praias de Fortaleza. Nascida nesse mesmo dia e criada ao lado de um terreiro de umbanda, a artista carrega em si camadas de uma memória viva da cultura afro-brasileira.
O show, assim, apresenta um repertório que costura cantigas tradicionais, composições autorais e músicas da MPB que evocam o universo das águas. Uma celebração à fé, à ancestralidade e à força do feminino que habita em cada ser. Salve nossa grande Mãe Iemanjá!!
DETALHE – A celebração à Rainha das Águas figura o calendário oficial dos festejos tradicionais do Estado pela Lei 17.104, de 14 de novembro de 2019, contando com grande adesão do público. O evento tradicional da cultura e religiosidade afro-brasileira reúne os povos de terreiro e filhos de Iemanjá, além de admiradores da religiosidade e ancestralidade.
SERVIÇO
Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza
*Coco das Goiabeiras Rainha do Mar – Apresentação ás 17 horas, na calçada do TJA
*Show “Filha do Mar”, com Ercília Lima – No Pátio Nobre
* Horário – Às 19 horas.