Com objetos e pinturas em vertentes conceituais pouco conhecidos, o Museu de Arte da UFC (Mauc) promove no próximo sábado (23), das 9 horas às 13 horas, a abertura da Mostra José Guedes: Memória e Resistência. A curadoria é de Roberto Galvão.
Para Galvão a exposição busca “retirar o visitante da posição de simples e passivo observador, desafiando-o a pensar, remexer os seus próprios conceitos e, como um parceiro do artista, sonhar outras obras, criar, complementar ou expandir o trabalho que analisa”.
Com mais de cinquenta anos de carreira, José Guedes Martins Neto, nascido em Fortaleza-CE, tem como marco artístico inicial a participação no Salão dos Novos de 1973, quando ganhou prêmio na categoria de desenho e pintura aos quinze anos de idade. Destaca-se ainda na longeva trajetória as contribuições como gestor em equipamentos culturais: Casa de Cultura Raimundo Cela e Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar. Possui obras em diversas instituições no Brasil e no mundo, a exemplo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte de Santa Catarina, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da UFC, Museum of Latin American Art (Califórnia), Daros Latinamerica (Zurique), Neuhoff Gallery (Nova York), International Mobil Madi Museum (Budapest) e IVAM (Valência).
SERVIÇO
Museu de Arte da UFC- Mauc – Av. da Universidade, 2854, Benfica