Escola Superior de Advocacia do Ceará lança Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica

Jurista George Marmelstein. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) dará início ao Programa de Aceleração à Pesquisa Jurídica com a aula magna “Inteligência Artificial Aplicada à Pesquisa Jurídica”, a ser ministrada pelo jurista George Marmelstein. O evento ocorrerá no auditório da OAB do Ceará, no bairro Guararapes, em Fortaleza.

O Programa tem o objetivo de fomentar a produção de artigos científicos, a publicação em revistas jurídicas e preparar a advocacia para o ingresso em programas de mestrados e doutorados. Para isso, vai promover capacitações periódicas sobre a metodologia da pesquisa jurídica e escrita acadêmica; a criação de um grupo permanente de estudos jurídicos; a oferta de mentorias com pesquisadores, professores e advogados com experiência acadêmica; além de parcerias com universidades e periódicos para viabilizar publicações e projetos de pesquisa.

“O programa surge como resposta à necessidade de fortalecer a cultura da pesquisa jurídica na advocacia cearense, promovendo a qualificação contínua e ampliando a participação dos advogados recém-formados no debate acadêmico e profissional”, explica o diretor para a Jovem Advocacia da ESA-CE, Eduardo Bezerra, idealizador do Programa.

Para a coordenadora da iniciativa, Lívia Chaves, “mais do que um curso, o Programa é um espaço de experimentação, aprimoramento técnico e construção de pensamento crítico. Nossa expectativa é formar profissionais cada vez mais inseridos no debate acadêmico, impulsionando talentos, estimulando a investigação em temas de relevância e fortalecendo a cultura da pesquisa na advocacia. Essa é uma oportunidade singular para aqueles que desejam ir além, dominando a técnica sem abrir mão do pensamento crítico e estratégico, pautado na pesquisa científica e na ambiência acadêmica”.

Parceria

O Programa é desenvolvido em parceria com a Comissão de Estudo e Pesquisa em Direito da OAB-CE. “Além do objetivo intrínseco de fomentar a pesquisa acadêmica e a produção científica na advocacia cearense, o programa será um ambiente de interação, conhecimento e incentivo à pesquisa jurídica entre advogados e acadêmicos em Direito, visando fortalecer a capacitação e especialização dos operadores do Direito. A CEPD buscará, em parceria com a ESA-CE, fortalecer o papel da advocacia no cenário acadêmico e científico, promovendo a qualificação da classe e contribuindo para uma prática advocatícia mais eficaz e inovadora”, destacou a presidente da Comissão, Ana Caroline Santos.

Perfil do palestrante

Cearense de Fortaleza, o juiz federal George Marmelstein Lima é Doutor em Filosofia do Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará. O magistrado possui, ainda, especialização em Direito Sanitário (Universidade de Brasília/Fiocruz), em Direito Processual Público (Universidade Federal Fluminense) e MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas/RIO.

Ingressou na magistratura federal em 2001, com passagem pela 4ª Vara, como juiz substituto, e, já como titular, pela 8ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (Mossoró) e depois na 9ª Vara do Ceará. Atualmente é titular da 3ª Vara Federal. Anteriormente exerceu a advocacia, tendo também atuado como técnico judiciário na Justiça Federal do Ceará (JFCE) e Procurador do Estado de Alagoas.

O doutor George Marmelstein é professor universitário e é autor de inúmeras publicações acadêmicas, dentre as quais os livros “Curso de Direitos Fundamentais”, “O Direito fora da Caixa” e “Discriminação por Preconceito Implícito”.

SERVIÇO

*OAB-Ceará – Avenida Washington Soares, 800 – Guararapes

*Inscrições: site da ESA-CE (https://cursos.esace.org.br).

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias