O Ceará acaba de receber 23 Unidades Odontológicas Móveis (UOM), o que deverá beneficiar a população de 23 municípios. A ação conta com investimento de mais de R$ 8,7 milhões para fortalecer a política de atenção básica e preventiva em território cearense e faz parte da ação do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.
O governador Elmano de Freitas destacou o impacto da ação para a população cearense: “As unidades odontológicas móveis do programa Brasil Sorridente fortalecem a política de atenção básica, permitindo que os cearenses possam realizar consultas, exames e procedimentos sem precisar se deslocar para lugares mais distantes”, observou Elmano.
No Ceará, os municípios contemplados foram:
Acaraú,
Amontada,
Barroquinha,
Boa Viagem,
Canindé,
Caridade,
Chorozinho,
Crateús,
Ibaretama,
Independência,
Itarema,
Itatira,
Morada Nova,
Ocara,
Palmácia,
Parambu,
Poranga,
Quixeramobim,
Salitre,
Santa Quitéria,
Tauá,
Tejuçuoca e
Tururu
De acordo com a União, os municípios contemplados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, com o objetivo de ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS).
“O fortalecimento da Atenção Primária à Saúde é essencial, e a assistência odontológica é parte fundamental desse cuidado. Assim, conseguimos oferecer saúde bucal de forma mais equitativa, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar da população”, afirma a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.