A presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Patrícia Campos, foi recebida, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), para uma reunião com o secretário Domingos Filho. A agenda contou também com a participação da diretora da instituição, Clivânia Teixeira, e do diretor de Agronegócios da Câmara, Daniel Furlani.
Durante o encontro, realizado nessa segunda-feira, o grupo apresentou a proposta de uma missão do agronegócio, prevista para abril de 2026, que levará empresários e representantes do Ceará a Portugal.
O lançamento desse projeto será realizado no dia 13 de outubro, às 16 horas, na sede da FIEC.
Rodada de Negócios
O programa contemplará setores ligados e transversais à cadeia produtiva do agronegócio, gestão de águas, tratamento de resíduos sólidos, entre outros, distribuídos em visitas técnicas, encontros B2B e B2C, além de rodadas de negócios.
O plano inclui ainda a assinatura de acordos de cooperação, protocolos de intenções e a consolidação de parcerias estratégicas. Também está prevista uma missão portuguesa ao Ceará, com encerramento durante a PEC Nordeste, em junho de 2026, em parceria com a FAEC.
O secretário Domingos Filho reforçou o apoio à proposta. “O Ceará vai a Portugal conhecer os bons exemplos e, depois, receberá a missão portuguesa aqui no Nordeste. Esse entrelaçamento, que já é histórico, se tornará ainda mais forte nos negócios”, afirmou.
“Queremos que essa missão represente não apenas um intercâmbio de negócios, mas também de conhecimento, cultura e desenvolvimento, aproximando cada vez mais Ceará e Portugal em áreas estratégicas para o crescimento sustentável”, destacou Patrícia Campos.
SERVIÇO
*Quem tiver interesse em participar da missão pode entrar em contato pelo e-mail: secretariace@cbpce.org.br.